Boletim Empresarial Agosto 2021

Boletim Empresarial Agosto 2021

Business of Experience (BX)

Estratégia para uma gestão
de marketing com foco no foco do cliente

Cada vez mais o Marketing vem evoluindo para dar conta

dos desafios e novas demandas do mercado, principalmente com o uso das tecnologias digitais que promovem a gestão e alinhamento de suas atividades e estratégias nas empresas.

Desta forma, Marketing vem promovendo uma constante revisão de seus processos tradi- cionais de operação, considerando a quantidade disponível de dados sobre consumidores e o seu uso pelas empresas para a construção de estratégias assertivas à revisão, ajuste, modelagem e mudança nos negócios para qualificar a oferta de melhores experiências aos clientes.

Diante da tecnologia embarcada nos processos operacionais merca- dológicos envolvendo inteligência artificial, machine learning e cloud computing, há um direcionamento da gestão ao Data Driven Marketing, ou seja,  as   empresas   passaram a  ter  cada  vez  mais  dados  como elementos centrais para a tomada de decisão por suas lideranças, acompanhando o   crescimento  do  uso  de  ferramentas  voltadas à automatização do próprio Marketing.

Com isto, há  consideráveis níveis de melhoria na experiência de clientes em suas jornadas de compra e relacionamento, com agilidade, eficiência e, até mesmo, a personalização de diversos pontos de contato (touchpoints).

Tal possibilidade é decorrente da quantificação e análise  analítica do comportamento do consumidor por meio dos dados obtidos pelas interações no ambiente digital, sistematizadas pelas tecnologias disponíveis.

No que diz respeito à  jornada  do cliente, é preciso compreender que cada ponto de contato com a empresa promove algum tipo de experiência, de modo que todos eles formatam sua composição,

caracterizando o que chamamos de Customer Experience (CX).

Magalhães (2019)  apresenta sua visão de CX como sendo “a impressão que sua empresa deixa no seu cliente”. Complementar- mente, recorre à visão de duas empresas de consultoria e pesquisa para destacar suas respectivas definições sobre o assunto:

  • Gartner: “a soma de todas as percepções e sentimentos relacio- nados do cliente causados pelo efeito único e cumulativo das interações com funcionários, sistemas, canais ou produtos deum fornecedor”;
  • Forrester Research: “trata-se de como seus clientes percebemtodas as interações com sua empresa”.

A jornada do cliente demanda um mapeamento constante para compreender as características e peculiaridades de suas fases, tanto no físico como no digital, que hoje

 

 

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